O que eu levo do Mopi?

Doação de alimentos

doacao01

Nossos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Itanhangá participaram de uma atividade muito especial de doação de alimentos a pessoas em situação de rua. A iniciativa teve total adesão dos jovens, que se envolveram em todo o processo, desde o planejamento até o momento da execução do projeto. Os próprios estudantes definiram os alimentos ideais, preparando os kits com o apoio da equipe de cozinheiros da A Cor do Sabor, empresa parceira que fornece toda a parte alimentícia para o Mopi. Um total de cem pessoas foram contempladas com as doações.

“Os nossos alunos retornaram da atividade muito sensibilizados, muito tocados, discutindo problemas sociais. Como já participei de inciativas semelhantes, percebi que, há alguns anos, o número de moradores de rua era bem menor. Antigamente, demorava-se cerca de duas horas para finalizarmos a entrega. Desta vez, em vinte minutos, os kits acabaram.”, considerou o professor Luiz Rafael, que acompanhou a turma no desenvolvimento do trabalho.

Segundo um levantamento recente da Prefeitura do Rio, mais de quatro mil pessoas moram nas ruas. O estudo aponta que a maioria é de homens, pardos e negros, em uma faixa etária de 30 a 60 anos. São, geralmente, trabalhadores informais, que prestam serviços braçais, como carregamento de mercadorias e construção civil.

A mobilização dos alunos foi considerada o marco inicial para o projeto Mopi Solidário, que prevê esse tipo de ação mais frequentemente a partir de 2019, envolvendo alunos de todas as séries. O objetivo é não se limitar somente à doação de alimentos a pessoas necessitadas, mas também pensar em alternativas para mudar, de alguma forma, a vida de quem precisa de apoio.

Após o percurso, os alunos retornaram à escola para um pernoite, como uma forma de celebração de gratidão pela atividade realizada. Um momento divertido, que teve muito bate-papo, observação do céu noturno, partidas de futebol na quadra e música. A atividade foi bastante gratificante para toda a família Mopi. Em breve, teremos mais!

doacao02 doacao03 doacao04