O que eu levo do Mopi?

Núcleo Diversificado – 2º semestre de 2017

nucleodiversificado 2017

Em mais um momento de troca de experiências, as 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das duas unidades se reuniram no Itanhangá para as apresentações finais dos projetos desenvolvidos ao longo do semestre no Núcleo Diversificado – um conjunto de matérias extracurriculares que envolve diferentes áreas de conhecimento, entre elas Linguagens, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências da Natureza, divididas nos núcleos de Finanças, Arte, Política e CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.

Dentro de cada matéria os alunos podem escolher o assunto que será trabalhado e posteriormente se aprofundam no tema. Em Finanças, por exemplo, um grupo fez um comparativo sobre o melhor meio de transporte para utilizar, analisando Uber, Táxi, Transporte Público e automóvel próprio. Foram levados em consideração custo, manutenção, qualidade de vida e etc. O vencedor foi o Uber.

Outro trabalho que chamou a atenção foi o aplicativo de compartilhamento de livros didáticos. A ideia surgiu no primeiro semestre e foi passada para o novo grupo de Finanças dar continuidade. A intenção dos alunos é criar uma rede de colaboração para que pais possam economizar na compra do material escolar. O grupo que melhorou o aplicativo pretende aprimorar o projeto e disponibilizar para download. O primeiro teste aconteceu justamente na apresentação dos trabalhos.

No núcleo de Política, os estudantes trataram dos direitos do cidadão e de outros assuntos ligados ao nosso contexto político atual. Um grupo em particular analisou a relação entre o cinema e a Guerra Fria, mostrando a ideologia que estava presente nos filmes desse período.

Por fim, os grupos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente abordaram temas que discutem o risco das imposições sociais para a vida dos indivíduos, como por exemplo padrão de beleza e desenvolvimento de doenças como anorexia e bulimia para atingir esses padrões.

Todos os semestres, durante dois anos, os jovens trocam de grupos e elaboram, em conjunto com os professores de cada área, outros projetos, seguindo uma nova linha de trabalho.